Bandas cariocas de rua

Esta é uma postagem para os cariocas e também para aqueles que não são cariocas, mas que pretendem, em algum momento, passar um tempo no Rio de Janeiro. Se você trabalha no Centro do Rio ou costuma frequentá-lo, já deve ter visto algumas bandas de rua que se apresentam em locais e horários estratégicos para chamar a atenção de um público mais amplo. Caso ainda não tenha visto, certamente já ouviu falar delas.

Vou dar três recomendações de bandas cariocas de rua que você precisa parar para ouvir e apreciar, se e quando elas por acaso “interromperem” o seu itinerário semanal.

1. Kosmo Coletivo Urbano

kosmo coletivo urbano

Esta é uma banda muito interessante e bem experimental que mistura rock, jazz-fusion e música oriental. A Kosmo apresenta sempre um repertório muito rico, com músicas 100% autorais e bastante inovadoras. O som instrumental do grupo é capitaneado por linhas melódicas de saxofone, mas é possível ouvir, em alguns momentos, solos de guitarra muito bem elaborados e uma “cozinha” bem presente.

O grupo costuma se apresentar no Centro do Rio; já foi possível vê-los tocando no Boulevard Olímpico, espaço revitalizado do Centro que recebeu milhares de turistas durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. Além disso, o Kosmo Coletivo Urbano também se apresenta na Saens Peña, em frente a uma das entradas do MetrôRio, em uma calçada parelela à Rua Conde de Bonfim. É uma experiência imperdível e, caso curta o som, você pode levar uma cópia do álbum deles para casa; não costuma custar muito caro e ainda dá pra ajudar a banda.

2. Mr. Severin

O trio carioca Mr. Severin toca o que há de melhor no rock and roll setentista e no blues. Com influências de Jimi Hendrix, Deep Purple e outros artistas contemporâneos destes, o Severin imprime uma sonoridade bem old-school, feroz e técnica às suas músicas, que incluem autorais e covers de Rolling Stones, Eric Clapton e Beatles.

mr severin

Como todo bom power trio, o Mr. Severin é composto por músicos excelentes, que dominam a arte do bom rock and roll; inclusive, todos os três têm seus momentos de destaque. Guitarra, batera e baixo a serviço da música de qualidade e de um super atrativo para os transeuntes que passam pela Rua Nelson Mandela, em Botafogo, também próxima à saída da estação do metrô. Segundo comentários vistos no perfil do Facebook da banda, eles também se apresentam na Rua da Carioca, no Centro do Rio. Garanto sua total satisfação quando parar para assisti-los qualquer dia, despretensiosamente.

3. Astro Venga

Outro power trio bastante conhecido no Rio de Janeiro, o Astro Venga dispensa comentários em relação à sua técnica nos “palcos”. A banda, inclusive, foi convidada para tocar no Rock in Rio de 2017, distribuindo a uma série de fãs doses nada homeopáticas de um rock and roll instrumental, pungente, feroz e nada previsível.

astro vengaAstro Venga “on stage” no Centro do Rio

Enfrentando diversas “chamadas” da Guarda Municipal, o Astro Venga sempre se mostrou resistente às intempéries das ruas, agrupando sempre uma série de trabalhadores em seus horários de almoço ou mesmo pessoas que passavam por ali sem uma razão aparente. O grupo costuma se apresentar na Cinelândia e na Carioca, bem com na Zona Sul do Rio, principalmente na região do Arpoador.

Ano passado, o Astro Venga lançou Transeunte, seu primeiro disco instrumental de estúdio. Nome bem propício, não é mesmo? É possível ouvir o álbum via streaming, nas principais plataformas.

As três bandas têm vídeos e clipes disponíveis no YouTube e em suas páginas nas redes sociais. Se eu fosse você, ia correndo dar uma conferida no som dos caras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s