“São Paulo – Brasil”: um tributo à Terra da Garoa e à boa música brasileira

Pesquisar a história da música brasileira, popular ou não, implica quase sempre perceber um nome fundamental nos créditos dos discos: César Camargo Mariano. Fundamental porque o músico paulista aparece creditado como compositor, diretor, arranjador, entre outras funções.

São Paulo – Brasil, de 1977, é um álbum fruto de um período bastante criativo da música brasileira, sucessor da primeira escola de jazz tipicamente nacional, cujo legado são obras como Reencontro com o Sambalanço Trio, segundo disco do Sambalanço Trio; e Jobim, em que o saxofonista Victor Assis Brasil interpreta, ao lado de uma banda impecável, canções de Antônio Carlos Jobim em um approach jazzístico; álbuns brilhantes. Vale dizer que o Sambalanço Trio é um grupo quase dissidente da primeira formação do Octeto de César Camargo Mariano, do qual surgiu um trio formado por Airto Moreira (bateria e percussão), Humberto Clayber (baixo) e César Mariano (piano).

Embora seja tentador falar de modo mais abrangente do jazz brasileiro, aqui nos deteremos a apresentar São Paulo – Brasil. O álbum, que é instrumental em sua íntegra, traz faixas cujos nomes fazem referência à cidade de São Paulo; a primeira, “Metrópole”, já aguça a curiosidade do ouvinte; trata-se de uma música com características do funk norte-americano, como o groove cativante, e do jazz-fusion, o que se evidencia no uso de sintetizadores e do Fender Rhodes, além da ambientação harmônica complexa e pouco previsível.

A forte presença dos ritmos brasileiros pode ser verificada na faixa que encerra o disco, “Futebol de bar”, em que a marcação dos tempos da música é feita quase integralmente pelo piano; um evidente traço da música brasileira, a exemplo do que ocorre em algumas bossas nas quais o ritmo é ditado pela mão direita do violonista, suprindo muitas vezes a ausência de instrumentos percussivos. Na referida música, bateria e demais instrumentos entram apenas no apagar das luzes.

Em “Fábrica”, um recurso bem interessante é usado; como uma espécie de emulação sonora de apitos que ressoavam nas indústrias, usa-se um apito que ajuda a compor ritmo, (contra)tempo e andamento da música. Esse elemento denota criatividade, além de referenciar um dos aspectos do desenvolvimento da capital paulista a partir do século XX: a instalação de fábricas no estado.

A ideia da postagem não é descrever São Paulo – Brasil faixa a faixa, mas dar uma pequena e simples noção do que o ouvinte pode esperar ao escutá-lo. Trata-se de uma obra criativa e basilar do movimento jazzístico que ocorreu no Brasil a partir dos anos 1960, tendo César Camargo Mariano como um dos principais compositores e idealizadores, já que outros discos do gênero foram produzidos sob sua tutela. Outro objetivo é apresentar ao leitor/ouvinte as ricas possibilidades musicais que efervesceram num Brasil que parece ter sabido valorizar apenas uma parte de seus artistas, especialmente os da MPB.

Boa audição!

Faixas de São Paulo – Brasil:

1. Metrópole

2. Estação do Norte

3. Fábrica

4. Poluição

5. Imigrantes

6. Metrô

7. Litoral

8. Futebol de bar

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